CAPITALISMO OU DEMOCRACIA

Somos uma sociedade Capitalista ou Democrática? Essa pergunta representa a grande confusão do nosso tempo, certamente criada por Karl Marx que afirmou que o Estado é super-estrutura do Capitalismo por que manteria pela força a propriedade da qual o Capitalismo necessita para sua consumação.Misturou os conceitos de mercado com os de poder.Contribuiu fortemente para a confusão as associações do poder com o empresas durante o período colonialista do Império Inglês, principalmente, ou ainda, a mesmas associações poder capital, para a repressão de greves de trabalhadores no inicio do Capitalismo Industrial.

Segundo esse ponto de vista vivemos em um Estado Capitalista, certamente um equívoco que precisa ser desfeito pois Poder e Capitalismo têm natureza diversa como água e fogo e não podem se misturar, ao contrário a água apaga o fogo como o Poder apaga o mercado.

Na verdade a sociedade esta dividida em três grupos: O de Poder Democrático, mal chamada Democracia, vive de impostos e atua por coação, o Estado Serviçal que também vive de impostos, presta serviço nas partes comuns e não detém poder, e o Capitalismo que cuida da Produção, habita o mercado, atua em ambiente de liberdade, ou seja, sem poder, e visa lucros. 

Seguramente, as crises cíclicas do nosso tempo são crises de Poder que por não ser produtivo as provoca ao se expandir criando escassez. O Capitalismo não teria crises se a escassez pudesse ser suprida continuamente, mas padece com as crises de Poder que impedem a demanda, como é a atual em todo o mundo.

Portanto, fazer uma análise crítica de Economia em nossos tempos é demonstrar a autonomia do mercado e sua completa independência do Poder De Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário